Economia Circular
Economia Circular
Estamos a enfrentar o desafio dos resíduos de plástico
Estima-se que menos de 10 % do total de resíduos de plástico produzidos a nível mundial até à data, tenham sido reciclados.
Para a nossa indústria, o plástico desempenha um papel crucial. As embalagens de plástico ajudam a garantir que os produtos fitofarmacêuticos são entregues com segurança ao utilizador final e também ajudam a proteger o utilizador durante a aplicação.
Reconhecemos a nossa responsabilidade em contribuir para uma economia circular para os plásticos, através da nossa participação ativa na Aliança Circular para os Plásticos da Comissão Europeia e da nossa promoção dos Sistemas de Gestão de resíduos de embalagens, como parte de uma iniciativa CleanFarms.
Em 2020, quando lançámos o Compromisso de Economia Circular, os sistemas de gestão de resíduos de embalagens estavam presentes em 19 Estados-Membros da UE, enquanto a taxa média de recolha de embalagens de pesticidas de plástico de 65 %, ou de 73 % entre os países da UE com um sistema de gestão de resíduos de embalagens dedicado.
Queremos fazer mais.
Para contribuir para uma economia mais circular até 2025, os fabricantes de pesticidas e biopesticidas da UE comprometem-se a
Estabelecer
uma taxa média de recolha de 75%
de embalagens de plástico de pesticidas em toda a UE
Certificar que um sistema
de Gestão de embalagens está disponível em 100%
dos Estados Membros
Em 2021, a nossa indústria alcançou os seguintes resultados
Atingiu uma taxa média de recolha de 66%.
Alargamento dos sistemas de gestão de resíduos de embalagens a 20 dos 27 Estados-Membros da UE.
Mais de 83 % das embalagens de plástico recolhidos nos 20 Estados-Membros da UE em 2021 foram enviados para reciclagem segura e controlada.
Utlilização Sustentável de Plásticos
Como membros orgulhosos do Circular Plastics Alliance da Comissão Europeia e com base em décadas de trabalho para aumentar a recuperação e reciclagem de resíduos de embalagens de plástico de pesticidas, a nossa indústria está a contribuir para o objetivo da UE de uma economia circular que forneça produtos de elevada qualidade, funcionais e seguros.
Trabalhar com Parceiros
Ao longo das últimas duas décadas, a iniciativa CleanFarms da nossa indústria trabalhou com sucesso com as autoridades nacionais, organizações agrícolas e operadores de resíduos licenciados para estabelecer e monitorizar esquemas de recolha, recuperação e reciclagem de resíduos de embalagens de plástico de pesticidas usados na Europa e em todo o mundo.
Sistemas de Gestão de Resíduos de embalagens em toda a Europa
Portugal
Tipo de iniciativa da indústria
SGR administrado pela indústria em todo o País
Taxa de recolha de embalagens
25% – 50%
Tratamento final da embalagem
Reciclado
Ano de início
2006
Website atual
História dos Sistemas de Gestão de Resíduos de embalagens na Europa
O primeiro Sistema de Gestão de Resíduos de Embalagens foi lançado na Alemanha.
Começa na Bélgica um sistema de recolha de resíduos de embalagens de pesticidas.
França e Espanha estabelecem Sistemas de Gestão de Resíduos de Embalagens.
Em 2010, a Hungria, a Polónia, Portugal, a Roménia, a Croácia e a Eslovénia criaram sistemas de gestão de resíduos de embalagens.
Em 11 países europeus, foram recolhidas este ano quase 16 000 toneladas de resíduos de embalagens de pesticidas – o suficiente para encher 54 piscinas olímpicas!
Outros 5 sistemas-piloto de Gestão de Resíduos de Embalagens são lançados na Bulgária, Grécia, Rússia, Sérvia e Turquia.
A recolha e reciclagem do volume total de embalagens introduzidos no mercado atinge os 60% em toda a Europa, com alguns sistemas a recuperarem 85% das embalagens.
A taxa de reciclagem do plástico recolhido através de sistemas de gestão de resíduos de embalagens nos Estados-Membros da UE atinge um recorde de 83 %.
66 % das embalagens de plástico de pesticidas são recolhidas na UE. A Irlanda torna-se o 20.º país da UE com um sistema de gestão de resíduos de embalagens.
Até 2025, pretendemos atingir uma taxa média de recolha de embalagens de plástico de pesticidas de 75% nos Estados-Membros da UE. Teremos Sistemas de Gestão de Resíduos de Embalagens estabelecidos em todos os Estados-Membros da UE.