CropLife Portugal

CropLife Europe junta-se à Aliança Circular dos Plásticos

Como parte do seu compromisso, a Indústria Fitofarmacêutica Europeia planeia estabelecer uma taxa média de recolha de resíduos de embalagens de plásticos de pesticidas de 75% nos Estados-Membros da UE até 2025.

A CropLife Europe aderiu à Aliança Circular dos Plásticos da Comissão Europeia, um grupo de 300 organizações representativas da indústria, do meio académico e das autoridades públicas empenhadas em concretizar a economia circular para os plásticos.

O Diretor Geral da CropLife Europe, Olivier de Matos, afirmou: «É responsabilidade de cada setor fazer o que puder para reduzir, recuperar e reciclar plásticos. Ao aderirmos à Circular Plastics Alliance, queremos manifestar o nosso empenho em aumentar a recolha de embalagens de pesticidas e biopesticidas e disponibilizar sistemas de recolha em toda a Europa”. Também queremos partilhar a nossa experiência até agora e discutir novos desafios e sucessos. Estamos ansiosos de fazer parte da Aliança do Plástico Circular e de colaborarmos com os seus membros na forma de alcançar o objetivo de 10 milhões de toneladas de plástico reciclado até 2025”.

Nos últimos 20 anos, a CropLife Europe trabalhou com autoridades nacionais, organizações agrícolas e operadores de resíduos licenciados em toda a Europa para estabelecer e monitorizar sistemas de recolha, valorização e reciclagem de resíduos de embalagens de plástico de pesticidas.

Desde que o primeiro sistema de gestão de resíduos de embalagens foi lançado na Alemanha, em 1994, foram já estabelecidos programas em 18 Estados-Membros da UE. Em 2020, a CropLife Europe comprometeu-se a assegurar a disponibilidade de um sistema de recolha de resíduos de embalagens em 100 % dos Estados-Membros da UE até 2025 e a estabelecer uma taxa média de 75 % de recolha de embalagens de plástico de pesticidas em todos os Estados-Membros da UE até ao mesmo ano. A taxa de recolha situa-se atualmente nos 65%.