Alimentação
Garantir uma alimentação segura e sustentável para todos é uma absoluta prioridade para a Indústria da Ciência para a Proteção das Plantas, que contribui diariamente para uma alimentação saudável, de qualidade e acessível para todos, mantendo a saúde das culturas, aumentando a sua produtividade e melhorando as práticas agrícolas.
Cientes de que os produtos fitofarmacêuticos desempenham um papel fundamental na agricultura, promovemos um diálogo aberto e transparente, bem como a partilha de informações entre a indústria da ciência para a proteção das plantas e os parceiros, de forma a garantir que as preocupações dos consumidores são devidamente acauteladas.
Enquanto consumidores, queremos à nossa disposição uma grande variedade de alimentos, de elevada qualidade e a preços acessíveis durante todo o ano. Queremos também uma paisagem rural próspera, assim como ecossistemas saudáveis e diversificados. Estes requisitos, aliados ao crescimento populacional e ao aumento das exigências na agricultura, colocam a sociedade perante um dos maiores desafios do nosso século – produzir mais com a mesma área agrícola, salvaguardando a biodiversidade. Deste modo consideramos que a solução está na agricultura, que tem um papel-chave na conservação da biodiversidade, na saúde e na produção de alimentos.
Ao proteger as culturas de pragas, doenças e infestantes, os produtos fitofarmacêuticos e biopesticidas desempenham um papel vital, pois permitem aos agricultores produzir alimentos seguros e de alta qualidade de uma forma sustentável e amiga do ambiente. Do mesmo modo, as culturas geneticamente modificadas permitem a utilização eficiente das terras agrícolas podendo promover o sequestro de carbono, a saúde do solo e a redução das emissões de GEE.
As novas técnicas genómicas podem ajudar a acelerar o desenvolvimento de variedades vegetais resistentes ao clima, e as ferramentas agrícolas digitais e de precisão permitem a otimização da gestão dos fatores de produção e a tomada de decisões, para que os agricultores produzam de uma forma mais sustentável.
A produção sustentável de bens agrícolas suficientes, seguros e de elevada qualidade será alcançável se fizermos um uso eficiente dos recursos naturais e intelectuais disponíveis sem ignorar o poder e o valor da ciência e inovação. Do produtor ao consumidor, todos têm um papel a desempenhar no garante de sistemas alimentares sustentáveis. A CropLife Portugal está empenhada em continuar a desenvolver ferramentas que os agricultores possam integrar para uma produção sustentável e dietas alimentares saudáveis.
Portugal tem um grande potencial para promover a produtividade sustentável na agricultura e, assim, melhorar e proteger a biodiversidade. Com gestão controlada e uma discussão fundamentada entre agricultores, técnicos, público e responsáveis políticos poderemos garantir um futuro sustentável.