CropLife Portugal

Biopesticidas

Para proteger as suas culturas de pragas, doenças e infestantes, os agricultores precisam de ter acesso a uma ampla gama de soluções eficazes e integradas. Embora os produtos fitofarmacêuticos sejam, em muitos casos, a única opção para controlar eficazmente uma determinada praga ou doença, as práticas agrícolas, como a rotação de culturas e os biopesticidas, representam uma importante alternativa.

Os biopesticidas são derivados da natureza e reagrupam-se em quatro categorias principais: semioquímicos (por exemplo, feromonas), substâncias naturais (por exemplo, botânicos, bioquímicos), macrobiais (por exemplo, insetos benéficos) e microbianos, como bactérias ou vírus. E ainda que não substituam diretamente os produtos fitofarmacêuticos, quando utilizados como parte da proteção Integrada, podem oferecer aos agricultores uma escolha adicional na luta contra pragas e doenças.

Juntamente com outras práticas agrícolas e novas técnicas genómicas e de reprodução, os produtos fitofarmacêuticos e os biopesticidas desempenham um papel importante na caixa de ferramentas de proteção integrada disponível para o agricultor, para proteger as suas culturas de pragas, doenças e infestantes. 

Com a natureza como ponto de partida, temos mais oportunidades de desenvolver substâncias com perfis toxicológicos e de segurança mais favoráveis, com baixos níveis de resíduos e rápida degradação. A inovação está a permitir a descoberta de biopesticidas mais direcionados, mais seguros e mais eficazes do que nunca.

Encorajamos a União Europeia e os seus Estados-Membros

Reforçar o investimento da nossa indústria criando um ambiente regulamentar favorável para os biopesticidas, inclusive através da adoção de incentivos.
Eliminar os bloqueios e implementar melhor os processos de autorização para substâncias ativas.
Assegurar que um vasto leque de ferramentas permaneçam disponíveis para os agricultores no âmbito da Proteção Integrada.