Programas piloto do “Sistema de Transferência Fechado” estão a ser implementados em 4 países da Europa
“A CropLife Europe está no caminho certo para disponibilizar o Sistema de Transferência Fechado (STF) a 100% dos agricultores europeus até 2030”
Integrado no conjunto de compromissos anunciados em 2020, a CropLife Europe comunica que quatro países europeus já possuem programas piloto para utilização do Sistema de Transferência Fechado (STF).
O STF, compatível com uma ampla gama de embalagens de produtos fitofarmacêuticos, mostra-se promissor para a adoção de tecnologia que protege os agricultores, bem como o ambiente.
A ação do STF é mais uma forma de a indústria fitofarmacêutica demonstrar o seu compromisso com o futuro de uma agricultura resiliente e sustentável, e de se alinhar com as ambições do Pacto Ecológico Europeu.
A intenção do setor é reduzir ainda mais a exposição dos aplicadores e agricultores, disponibilizando tecnologias como o Sistema de Transferência Fechado (STF) a 100% dos agricultores e operadores europeus até 2030.
“A nossa indústria está ativamente empenhada e focada em alcançar os compromissos propostos. E a minha gratidão vai para os nossos membros associados, que ao estabelecerem objetivos ambiciosos e ao alcançarem resultados, demonstram o nosso compromisso para com uma agricultura resiliente e sustentável.“, disse Olivier de Matos, diretor-geral da CropLife Europe.
Os Sistemas de Transferência Fechados adicionam uma margem de segurança adicional para os operadores e para o meio ambiente. Quando utilizada devidamente, a tecnologia reduz significativamente a probabilidade de um contato não intencional entre o operador, o meio ambiente e os produtos fitofarmacêuticos líquidos. Ao encher um pulverizador, o STF faz com que o produto passe diretamente da embalagem original para o tanque do pulverizador, sendo desnecessário que o agricultor/operador despeje o produto num funil de indução aberto. Isso evita o contato não intencional através de salpicos e derrames na preparação da calda.