O Fórum Smart Farm – Mitos na Alimentação, organizado pela ANIPLA a 18 de Junho na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que contou com 120 participantes, cumpriu o seu objetivo: criar um espaço de informação pública sobre as boas práticas em matéria de segurança alimentar e produção sustentável de alimentos, cientificamente comprovadas, para que possa suscitar a necessária reflexão e evitar alimentar mitos que descredibilizam a ciência e a tecnologia. A conclusão? Os alimentos produzidos nacionalmente, e que chegam diariamente a casa dos portugueses, são cada vez mais seguros, mas a ciência precisa de reforçar a sua comunicação com o consumidor.
Felisbela Campos, presidente da ANIPLA, abriu o Fórum questionando se «os mitos sobre alimentação estarão relacionados com as grandes doses de desinformação e fake-news que circulam nas redes sociais» e disse que «é melhor depender de um sistema baseado na Ciência do que num sistema que a ignora», sendo «a construção de uma relação sólida com o consumidor o caminho acertado para aproximar a opinião pública da Agricultura».
Os dois palestrantes do Fórum – José Miguel Mulet (bioquímico) e Vitor Hugo Teixeira (nutricionista) – realizaram duas brilhantes apresentações, socorrendo-se de argumentos científicos que ajudaram a desfazer alguns dos mitos mais comuns sobre produção de alimentos e alimentação.
A segunda edição do Fórum terminou com um debate moderado por Isabel Martins e que contou com a participação de José Miguel Mulet, bioquímico, Vítor Hugo Teixeira, Nutricionista, Ana Filipa Claro, da Direcção Geral do Consumidor, João Veloso, Agricultor, Ondina Afonso, da SONAE MC e Presidente do Clube de Produtores Continente e Luís Antunes da ANIPLA. Numa sociedade cada vez mais urbanizada, e com uma noção cada vez mais desfasada da realidade do mundo rural, reforçou-se a importância de promover informação coerente e consistente sobre a forma como os alimentos são produzidos e chegam à nossa mesa. O desafio? Comunicar de forma clara e apelativa para um consumidor que recebe cada vez mais informação, com e sem fundamento, propensa à propagação de mitos.
No encerramento, António Lopes Dias, Diretor da ANIPLA reforça que “todos nós precisamos de agir e encontrar estratégias de marketing que nos permitam falar de forma próxima com o consumidor. As instituições e associações devem unir-se e criar uma plataforma que lhes permita comunicar em conjunto. A perceção está a tornar-se mais importante do que a realidade e esse é um paradigma que tem de ser alterado”.
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