CropLife Portugal

A carregar Eventos

O Fórum Smart Farm – Mitos na Alimentação, organizado pela ANIPLA a 18 de Junho na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que contou com 120 participantes, cumpriu o seu objetivo: criar um espaço de informação pública sobre as boas práticas em matéria de segurança alimentar e produção sustentável de alimentos, cientificamente comprovadas, para que possa suscitar a necessária reflexão e evitar alimentar mitos que descredibilizam a ciência e a tecnologia.
A conclusão? Os alimentos produzidos nacionalmente, e que chegam diariamente a casa dos portugueses, são cada vez mais seguros, mas a ciência precisa de reforçar a sua comunicação com o consumidor.

Felisbela Campos, presidente da ANIPLA, abriu o Fórum questionando se «os mitos sobre alimentação estarão relacionados com as grandes doses de desinformação e fake-news que circulam nas redes sociais» e disse que «é melhor depender de um sistema baseado na Ciência do que num sistema que a ignora», sendo «a construção de uma relação sólida com o consumidor o caminho acertado para aproximar a opinião pública da Agricultura».

Os dois palestrantes do Fórum – José Miguel Mulet (bioquímico) e Vitor Hugo Teixeira (nutricionista) – realizaram duas brilhantes apresentações, socorrendo-se de argumentos científicos que ajudaram a desfazer alguns dos mitos mais comuns sobre produção de alimentos e alimentação.

A segunda edição do Fórum terminou com um debate moderado por Isabel Martins e que contou com a participação de José Miguel Mulet, bioquímico, Vítor Hugo Teixeira, Nutricionista, Ana Filipa Claro, da Direcção Geral do Consumidor, João Veloso, Agricultor, Ondina Afonso, da SONAE MC e Presidente do Clube de Produtores Continente e Luís Antunes da ANIPLA. Numa sociedade cada vez mais urbanizada, e com uma noção cada vez mais desfasada da realidade do mundo rural, reforçou-se a importância de promover informação coerente e consistente sobre a forma como os alimentos são produzidos e chegam à nossa mesa. O desafio? Comunicar de forma clara e apelativa para um consumidor que recebe cada vez mais informação, com e sem fundamento, propensa à propagação de mitos.

No encerramento, António Lopes Dias, Diretor da ANIPLA reforça que “todos nós precisamos de agir e encontrar estratégias de marketing que nos permitam falar de forma próxima com o consumidor. As instituições e associações devem unir-se e criar uma plataforma que lhes permita comunicar em conjunto. A perceção está a tornar-se mais importante do que a realidade e esse é um paradigma que tem de ser alterado”.

Testemunhos dos Oradores

Gravação do II Fórum Smart Farm

18 Junho 2019

Programa II Fórum Smart Farm

18 Junho 2019

Programa II Fórum Smart Farm

Registrations are closed for this event