CropLife Portugal

Dezembro 19, 2019

ANIPLA reforça defesa da sustentabilidade

Apicultores fortalecem presença em 2020 com apoio da Comissão Europeia.

Num dos mais recentes relatórios revelados sobre a execução dos programas apícolas da União Europeia, os dados não deixam margem para dúvidas: graças ao apoio da Comissão Europeia, o número de colmeias e apicultores está a crescer, o que levou a um aumento de 16% na produção de mel entre 2014 e 2018. Para a ANIPLA este é um sinal positivo na defesa da sustentabilidade e na garantia do equilíbrio dos ecossistemas.

Ainda neste documento, a ANIPLA chama à atenção para a informação sobre as 17,5 milhões de colmeias existentes na União Europeia, que são geridas por 650 000 apicultores, que só em 2018 originaram uma produção de 280 000 toneladas de mel, tornando a UE no segundo maior produtor mundial de mel. Durante o período de 2017 a 2019, a UE disponibilizou contribuições anuais de 36 milhões de euros, que foram duplicadas por fundos nacionais, com o objetivo de apoiar e melhorar as condições do setor e a comercialização dos produtos.

Para o período de 2020-2022, a contribuição anual da UE aumenta para 40 milhões de euros com o objectivo de lutar contra os agressores das colmeias e apostar na assistência técnica, como sejam acções de formação, apoio à aquisição de equipamento técnico e apoio aos jovens apicultores, contribuindo para um crescimento contínuo e permanente deste sector.

Para o mesmo período, a Comissão Europeia propôs ainda a inclusão dos programas apícolas nos planos estratégicos da PAC, concebidos a nível nacional, e que permitirão aumentar a visibilidade do setor da apicultura, assegurando simultaneamente o seu contributo para os objetivos gerais da PAC, nomeadamente em matéria de ação climática, proposta que a ANIPLA subscreve inteiramente.