CropLife Portugal

Biotecnologia

Agricultores de todo o mundo fazem escolhas importantes em cada estação, em relação às várias ferramentas disponíveis para produzir as melhores colheitas possíveis, incluindo quais sementes devem cultivar. As suas escolhas dependem não só das suas condições únicas de cultivo, mas também das previsões meteorológicas, das potenciais pressões sobre pragas e doenças, bem como da procura por parte dos consumidores e do mercado.

Durante milénios, os agricultores melhoraram gradualmente as suas culturas. O melhoramento de plantas é tão antigo como a própria agricultura e os agricultores e cientistas há muito que utilizam muitas técnicas diferentes de melhoramento vegetal para fazer uso da diversidade genética natural para produzir plantas com características mais favoráveis ao Homem.

Hoje, a inovação em melhoramento de plantas e biotecnologia vegetal permite-nos identificar mudanças específicas numa planta e desenvolver de forma eficiente novas variedades com características desejáveis, como o aumento da produtividade, resistência a doenças, tolerância à seca, maior prazo de validade e melhor sabor. 

Os agricultores devem poder escolher entre diferentes técnicas de reprodução vegetal, sejam elas convencionais, biológicas, de modificação genética (transgénese) ou métodos mais recentes de reprodução vegetal (edição do genoma). Graças à inovação contínua nos métodos de melhoramento de plantas, os resultados desejados podem ser alcançados com menos tempo e com maior precisão.

Uma vez que a UE depende da importação de culturas geneticamente modificadas, especialmente para alimentos para animais, é fundamental que as aprovações regulamentares para a importação destes produtos sejam atempadas, previsíveis e coerentes, a fim de garantir que o fluxo comercial mundial permanece ininterrupto, como o fornecimento de alimentos para animais, fibras e combustíveis aos europeus.

A Indústria da Ciência para a Proteção das Plantas está empenhada em incentivar a adoção de todas as inovações agrícolas. Estamos certos de que as novas tecnologias de melhoramento vegetal nos permitirão transformar os desafios que a humanidade enfrenta em novas oportunidades.