CropLife Portugal

Agricultura Digital
e de Precisão

A agricultura de precisão é uma área inovadora no contexto rural, que procura aumentar a eficiência de aplicação dos fatores de produção fazendo-o de forma precisa no espacial e no temporal.

Este conceito auxilia a tomada de decisão através da monitorização e da avaliação dos fatores de produção (sejam eles produtos fitofarmacêuticos, sementes, fertilizantes, reguladores de crescimento ou água) para uma determinada parcela de terreno.

O conceito é normalmente associado à utilização das novas tecnologias como as ferramentas digitais. São exemplos a orientação GPS, sistemas de controle, sensores, robótica etc. que permitem o recurso a imagens de satélite e de drones para aceder a informações sobre o estado de sanidade das plantas no campo.

Por exemplo, as plantas saudáveis, tendo maior biomassa podem ser evidenciadas em mapas a cor verde, enquanto as plantas afetadas por pragas ou doenças podem ser mostradas a amarelo ou vermelho. Além do recurso a imagens de satélite e drones, existem sensores em tratores, ceifeiras-debulhadoras e outros dispositivos conectados, que fornecem informações sobre o solo, a disponibilidade de água, nutrientes, entre outras variáveis.

É visível que a Agricultura de precisão e as tecnologias digitais estão a diminuir a pegada climática da agricultura.

Um recente estudo científico prospetivo publicado pelo Parlamento Europeu sublinha que, graças às técnicas de agricultura de precisão aplicadas na proteção Integrada, podemos observar uma redução na utilização de produtos fitofarmacêuticos entre 20-30% e uma redução da área pulverizada entre 50-80%.

Para promover as ambições da Comissão Europeia de uma recuperação digital e ecológica, apoiamos a implantação de ferramentas digitais para ajudar a uma recuperação sustentável. Como parte do #Compromissos2030 estamos a investir, a nível europeu, 10 mil milhões de euros em inovação em tecnologias digitais e de precisão.